Surpreendente perceber que as famílias norte americanas estão sustentando e acolhendo seus filhos em casa por mais tempo. Ainda que seja parcialmente uma consequência pós pandemia, como a própria matéria da Bloomberg descreve, o “amadurecimento tomou uma linha diferente do passado”. É uma questão financeira que afeta, não só uma geração, mas a geração anterior, e possivelmente também a posterior. Sim, afeta algumas gerações pois aquelas famílias que se planejaram para ter uma vida segura quando da aposentadoria, quando já contavam com seus filhos independentes, hoje estão com um desvio oneroso de planejamento. Como consequência, os filhos terão uma independência mais tardia, se a alcançarem, e os filhos destes filhos já terão pela frente uma batalha maior ainda. É um ciclo longo de possível empobrecimento, retardo no desenvolvimento de uma sociedade justa e mais um freio na necessária geração de riqueza.

Esse novo comportamento das novas gerações afeta não somente o planejamento financeiro das famílias, mas também altera a demanda por novos imóveis para moradia ou investimento, seja no formato de captação e entendimento das necessidades dos clientes como no perfil dos novos lançamentos que deverão atender este comportamento.

Vamos ressaltar que “aposentadoria” aqui significa ter direito de resgatar as contribuições obrigatórias feitas à Previdência Pública durante longos anos, mas não significa parar de trabalhar e gerar recursos. Principalmente para estas famílias que estão precisando de uma renda maior que a planejada. 

Essa é uma realidade também no Brasil, e como ainda temos uma péssima distribuição de renda e altas desigualdades, as consequências podem ser mais duradouras. É justamente nesse ponto que acredito termos um problema e uma grande oportunidade: precisamos entender que temos uma infinidade de profissionais seniores em plena atividade, com grande experiência e com potencial para alavancar e acelerar inovações, principalmente nos processos administrativos, planejamento e suporte às pequenas e médias empresas. Essa capacidade multietária pode ajudar o Brasil a reduzir o tempo necessário de recuperação.

https://www.bloomberglinea.com.br/estilo-de-vida/como-a-falta-de-autonomia-financeira-dos-filhos-poe-em-risco-o-patrimonio-dos-pais/?source=piano-newsletter-br&campaign=breakfast&pnespid=7rt.DiZYKfsagfWdqz64H5iH5U6wVptsdfG_yLtip0Rmz62oj82ZNJ9Tbv3E5dCQCpnfg.rdzQ