Um dos investimentos mais desejados pelo investidor brasileiro e também considerado como uma dos mais seguros, também é uma grande abertura para uma cidadania internacional e sua respectiva mobilidade.

Muitas famílias brasileiras têm utilizado essa oportunidade de compra de imóveis no exterior como uma forma de investimento e também como uma alternativa para pedir residência permanente e cidadania em países europeus, entre outros – o chamado Golden Visa. Digamos que os valores limitam essa possibilidade a um grupo restrito de brasileiros, pois demandam investimentos superiores a 400 mil Euros. Ainda assim, países como Portugal e Grécia têm recebido milhares de aplicações para essa modalidade. Mesmo com as recentes alterações na legislação de Portugal, visando a redução do número de aplicações observadas nos últimos dez anos, a possibilidade existe e tem aquecido o mercado imobiliário destes países, o que resultou numa rápida valorização destes ativos. Com algumas restrições criadas na legislação de Portugal, a Grécia teve uma explosão de investimentos e pedidos de Golden VIsas em 2023. Qualquer destes países, entre outros europeus, dão acesso livre à União Europeia, desde que cumpridos alguns prazos e critérios.

O mercado imobiliário é internacional e os brasileiros estão se aproveitando da oportunidade há alguns anos, minimizando riscos econômicos e políticos, bem como diversificando as possibilidades de rentabilizar seus recursos financeiros.